sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O povo mais feliz da terra (?)

Sou seguidora de um blog muito interessante "Mulher sábia", da Léa.
E estes dias li uma matéria muito interessante, resolvi dividir aqui com vocês, e, claro, preservando os direitos autorais.

Grande abraço!
Ana Paula


Certa vez Jesus Cristo, contando a Parábola do mordomo infiel, disse algo que assusta muitos cristãos até hoje: “Porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz” (Lucas 16:8).


Claro que o que Jesus elogia não é a desonestidade do mordomo, e sim a sua engenhosidade em usar as oportunidades presentes para se preparar para o futuro.


Mas, não é sobre isso que eu quero falar, mas sim sobre outro assunto.


Ultimamente eu acho que os “filhos do mundo” também parecem diferentes dos filhos da luz em outro aspecto: eles sempre parecem mais felizes!


Você pode até discordar de mim, tudo bem! Você tem todo direito e creio que não vamos deixar de ser amigos por causa disso. Mas deixe-me explicar porque acho que os filhos do mundo parecem mais felizes. Vou começar contando algo que aconteceu ontem de manhã.


Eu moro quase que do lado de um Bar, e todas as manhãs bem cedo saio para dar uma voltinha com os meus cachorros. Pois bem, quase todos os dias bem cedo eu encontro neste horário do dono desse bar, e ele sempre me cumprimenta com um sorriso.


- “Vamos em frente! Temos mais um dia pela frente!” – geralmente ele me diz, sempre bem disposto e com um sorriso nos lábios. E lá vai ele, mancando de uma perna devido a um acidente de moto ocorrido há muitos anos atrás.


Diferente dele, o que me deixa perplexo, é a reação que encontro da maioria dos “filhos de Deus” que encontro durante a semana. De cada dez “irmãos em Cristo” que encontro durante a semana, fora do ambiente da Igreja, oito parecem estar sempre desanimados.


- “E aí irmão, como estão indo as coisas?” – pergunto eu.


- “Vai se levando irmão, vai se levando! Temos que aceitar a vontade de Deus não é mesmo? Fazer o que... É a vida!” – eles me respondem.


Eu ouço muitas frases interessantes no meio do povo de Deus, mas muitas vezes a realidade parece bem outra.


Já ouvi diversas vezes que “as pessoas que não tem Deus no coração não podem ser felizes de verdade!”. Sim, dizem essas pessoas, porque “as pessoas que não tem Deus no coração só são felizes enquanto não tem problemas e possuem bens materiais e saúde.”


Olha, isso pode até ser verdade, mas, eu pergunto: E quando aqueles que dizem que são “o povo mais feliz da terra” também só estão felizes quando estão sem problemas, tem saúde e bens materiais?


Vejo pessoas que se dizem cristãs, que dizem confiar em Deus de verdade, mas que aparentam sempre estarem mais conformadas do que felizes.


Todos nós enfrentamos lutas e pressões quase todos os dias (no mundo tereis aflições, lembra Quem disse isso?), mas a atitude de muitos cristãos parece bem diferente daquele que o apóstolo Paulo teve e que nos deixou como exemplo.


Leia a carta de Paulo aos filipenses, escrita quando o apóstolo estava na prisão em Roma. Eu disse prisão! Sublinhe quantas vezes aparece a palavra alegria na carta. Só para citar dois textos:


“Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor.”
Filipenses 3:1


“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos.”
Filipenses 4:4


Quantas pessoas que professam o nome de Cristo vivem sempre cara feia, com o semblante abatido. Saem do culto de domingo da igreja cantando e na segunda-feira bem cedo já estão com jeito de quem está indo para a forca. Sabe essas pessoas que resmungam e que dizem que segunda-feira é o pior dia da semana? Pois é, têm tantos “cristãos” entre elas!


Muitos cristãos se parecem mais com aquela hiena, o “Hardy”, do desenho animado, que vive o tempo todo dizendo: “Oh céus, oh vida... oh dia, oh azar!”, ou estão sempre com cara de quem comeu e não gostou.


Paulo também tinha problemas também, mas veja como ele exorta os cristãos da cidade de Corinto:


“Pelo contrário, em tudo recomendando-vos a nós mesmos como ministros de Deus...como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.”
2 Coríntios 6:4-10


Por favor meus irmãos, como podemos falar de um Cristo vivo se vivemos com cara de quem chupou limão e não gostou?


A verdade é que muitos precisam prestar mais atenção naquele adesivo que colaram no seu próprio carro: Sorria, Jesus te ama!, e confiarem mais em Deus em meio às suas dificuldades.


Deus te abençoe!


Sérgio Müller

Atenção!!! Texto extraido do blog "Mulher Sábia"

www.mulhersabia.blogspot.com